segunda-feira, 25 de abril de 2011

Transito, Banalização e Outras Magicas.



É incrível como as coisas são, ninguém fica impressionado quando saem as estatiticas do transito nos feriados, só no ultimo feriado de pascoa foram 175 mortos fora os que ainda vão morrer nos hospitais e não entrarão na conta oficial. Quantos seriam crianças? Quantos desastres de realengo estariam envolvidos nisso? Esses números não nos impressionam mais pois já faz parte das noticias do dia a dia, as tragedias isoladas e inéditas causam muito mais comoção. Ao cair um avião todos ficam com medo de voar, mas ao ver as noticias da violência do transito no feriado ninguém pensa nunca mais vou andar de carro.

A bebida é uma das principais causas de acidentes e já surgiram varias solução magicas por parte dos nossos amigos governantes como proibir a venda de bebida na beira da estrada, lembro de um hipermercado na beira da BR116 que fechou o portão principal e deixou aberto apenas os laterais apenas para cumprir a lei que deve ter saído da cabeça de um ilustre deputado (Muito bem pago), ora quem quer beber e dirigir vai comprar bebida em qualquer lugar e se souber que não tem na estrada vai comprar antes de sair e se souber que não pode portar bebida vai beber antes de sair.

 A imprudência de alguns motoristas beira a loucura e aqui se incluem excesso de velocidade desrespeito a sinalização e todo o tipo de desrespeito a sinalização, talvez por nossa tradição em corridas de automóveis (Senna, Piquet, fittipaldi e etc...) alguns acham que estão em uma corrida, esses quando conseguem se matar caindo de um barranco ou batendo em uma pedra não é nada o pior é quando levam uma família inteira de inocentes que estavam viajando corretamente ou passam por cima de uma parada de ônibus. Mas pior do que motorista de carro de passeio imprudente são os caminhoneiros imprudentes pois esses sabem que exceto se baterem em outro veiculo do mesmo porte nada lhes acontecerá e certamente algum deputado já deve ter sugerido alguma solução magica para os motoristas imprudentes.

E apesar de tudo o que eu digo adoro as soluções magicas de nossos governantes em especial dos deputados federais, estaduais e vereadores não necessariamente nessa mesma ordem.

Como todos gostam de soluções magicas a primeira delas é o "bom senso" se todos usassem o simples ato de pensar e agir com bom senso nada mais seria preciso, mas como não acredito em magica vou deixar esse de lado e partir para o segundo que é a "fiscalização rígida" pois se todos soubessem que seriam punidos por seus atos o sentimento de impunidade que floresce na cabeça da maioria dos motoristas do Brasil.
 
Mas ninguém precisa de  preocupar isso de acidentes só acontece com os outros.

Segue link para uma matéria com dados interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário